Creche 2

A SALA DOS TAGARELAS (dos 24 aos 36 meses)

aldeia da pequenada

Esta é a sala onde se mantêm e desenvolvem a rotina, as regras das alas anteriores, mas onde as aprendizagens ganham novos contornos e desenvolvimentos. Para além de uma sala de afetos, é também uma sala onde a autonomia da criança tem um papel fundamental. A retirada das fraldas e a redução progressiva da sesta são dois momentos importantes e que melhor definem essa mesma autonomia.

Nesta sala, o trabalho é mais estruturado e são oferecidas às crianças novas formas de aprendizagem e de relação com o que as envolve e que são base para o seu desenvolvimento.
Semanalmente, são programadas atividades de expressão corporal, musical, inglês,ciências e informática.

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Brincar, explorar, experimentar, aprender. Estas são algumas das máximas desta sala

 

AS ÁREAS DA SALA

A sala dos Tagarelas encontra-se organizada por diferentes áreas que pretendem ser um estímulo ao desenvolvimento das crianças.

A Área do tapete é o local definido para o grupo se reunir, conversar e participar em algumas propostas orientadas pela Educadora.

A Área de trabalho é o local destinado maioritariamente às atividades de expressão plástica. É uma área onde as crianças trabalham sentadas, respeitando o espaço umas das outras e partilhando materiais. É nesta área que desenvolvem a motricidade fina através do desenho, pintura ou modelagem, é também aqui que aprendem a segurar corretamente no lápis ou pincel.

A Área do faz de conta, está dividida em duas: a “casinha” e “os carros”. Estas brincadeiras permitem que a criança possa imitar diferentes papéis com quem contata regularmente e experimente comportamentos, expressões e sentimentos usados pelas mesmas. Este encarnar de personagens e da vida quotidiana é um estímulo ao desenvolvimento da linguagem, tanto na comunicação verbal como não verbal, ao raciocínio lógico e à formação pessoal e social.

A Área da Biblioteca é um espaço com almofadas para promover um ambiente mais confortável e, consequentemente, mais apelativo para “ler” livros. Nestas idades não se pretende que as crianças consigam ler as palavras que estão escritas nos livros, mas sim que façam uma leitura visual das imagens e consigam inventar uma história ou, até mesmo, recontá-la quando já a memorizaram.

A Área dos jogos é constituída por jogos de encaixe, de associação, de construção e de motricidade fina, cuja exploração dos mesmos desencadeia raciocínios lógico-dedutivos, bem como desenvolve capacidades manipulativas.

Existe ainda a Zona de higiene devidamente equipada, sendo que nesta idade é uma área de extrema importância no “treino do bacio” e na autonomia das crianças.

OBJETIVOS

Ao nível motor, pretende-se que a criança adquira um maior equilíbrio e coordenação sobre o seu corpo. Há também uma aquisição gradual do controlo dos esfíncteres (retirada das fraldas) o que lhes permite ganhar uma maior autonomia e um maior conhecimento do esquema corporal.

Ao nível cognitivo, é nosso objetivo criar atividades que respondam aos “porquês” da criança. Isto vai permitir criar um raciocínio causa \ efeito e formar um pensamento sobre algo, o que progressivamente a ajudará na compreensão e na construção da linguagem.

Ao nível social, pretende-se que a criança consiga participar em atividades com outras crianças, socializando, respeitando, cooperando e até partilhando.

Ao nível afetivo, é nosso objetivo que a criança aprenda a lidar com as suas emoções e que saiba nomear e exprimir os seus sentimentos.

Quando a criança tem as competências dos 2 anos todas desenvolvidas começa-se a planear a sua transição para o Jardim de Infância.

Testar a perícia, jogar com as cores e fazer associações, três das áreas trabalhadas na Creche 2

Testar a perícia, jogar com as cores e fazer associações, três das áreas trabalhadas na Creche 2

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