Testemunhos

Mais do que qualquer informação, quem melhor pode dizer o que é a Aldeia da Pequenada são os nossos pais, e antigos pais, aqueles que nos confiaram as suas crianças e que nos transmitem mensagens como as que se seguem.

 

20 dezembro 2016
Agradecemos tudo o que fizeram pela nossa filha, todos os mimos e ajuda em cada processo por que passou. Agradecemos a todas as profissionais que nos recebem diariamente com um sorriso no rosto e que de tudo fazem para que o dia a dia na Aldeia seja passado num ambiente acolhedor e familiar, repleto de amor e aprendizagens.

Este momento tem um sabor agridoce mas muito me orgulho em poder dizer que fizemos uma boa escolha quando nos decidimos pela Aldeia, quando vocês nos abriram a porta e nos receberam com tanto carinho... Peço-vos para que nunca se esqueçam de como tudo começou, da motivação que levou a Aldeia a crescer e de todo o amor que, diariamente, colocam nesse projeto (de vida). Que a sorte e sucesso estejam sempre presentes. Que não falte a vontade e o amor, acima de tudo é isto que vos torna tão especiais e diferentes.

Espero continuar a seguir os passos da Aldeia e manter-vos sempre no coração da Alice. Um bem haja pelo que são e pelo que constroem diariamente.
Votos de felicidades e muiiiiito sucesso,
Cláudia e Nuno, pais da Alice Silva 

10 outubro 2016 
A toda a equipa da Aldeia da Pequenada: Chegado o momento da despedida, não podemos deixar de agradecer à equipa da aldeia pela forma como cuidou do nosso filho. Por todo o carinho; atenção; paciência e sobretudo profissionalismo, gostaríamos de agradecer a toda a equipa em especial às educadoras Mafalda e Rita e às auxiliares Joana, Florinda e Amina e ainda à D. Júlia (quem conhece o Henrique percebe bem o motivo deste último agradecimento).
À Cristina e ao Nelson um muito obrigada por tudo, por nos fazerem sentir em família. Sabe bem entrar no vosso colégio e saberem não só o nome dos meninos mas também o dos pais. Continuem o excelente trabalho. O Henrique chegou à Aldeia com nove meses... aí cresceu; brincou; fez amigos. Aprendeu a andar e a falar, aprendeu sobre o mundo e se tornou no tagarela curioso que é hoje. 
Por tudo isto um muito obrigado. Vão ficar sempre no nosso coração.  
Marta e Carlos, pais do Henrique Rodrigues

28 agosto 2016
Chegado o momento da despedida,  não podemos deixar de agradecer  à equipa da aldeia pela forma como cuidou do nosso filho. Por todo o carinho; atenção;  paciência e sobretudo profissionalismo,  gostaríamos de agradecer a toda a equipa em especial às educadoras Mafalda e  Rita e às auxiliares Joana, Florinda e Amina e ainda à D. Júlia (quem conhece o Henrique percebe bem o motivo deste ultimo agradecimento)

À Cristina e ao Nelson um muito obrigada por tudo, por nos fazerem sentir em família. Sabe bem entrar no vosso colégio e saberem não só o nome dos  meninos mas também o dos pais. Continuem o excelente trabalho.

O Henrique chegou à Aldeia com nove meses... aí cresceu; brincou; fez amigos. Aprendeu a andar e a falar, aprendeu sobre o mundo  e se tornou no tagarela curioso que é hoje. Por tudo isto um muito obrigado. Vão ficar sempre no nosso coração.
Marta 

05 setembro 2015 
Por fim chegou o dia !!!
É verdade, acabou o meu percurso na "minha" Aldeia da Pequenada, onde fui
tão Feliz!!!
Espero que fique recordado nos vossos corações como tenho a certeza que
irei recordar para todo o sempre as minhas amigas, Andreia, Ângela, Amina, Cristina, Cláudia,... e também do meu Amigo Nelson !!!!
Foram 5 Anos de tantas e tantas alegrias e brincadeiras sem nunca descurar
o que sei hoje. O carinho, o ombro amigo e também de vez em quando uns
raspanetes ajudaram-me a ser o que sou hoje.
Vou ter saudades dos amigos que fiz na Aldeia, da chamada da manhã , dos
meus almoços, das brincadeiras no pátio exterior, enfim tanta coisa que me
fez sorrir e ser feliz e por isso posso dizer que na Aldeia....
Cresci a sorrir !!!!
Até breve.....
Susana e Rui Pedro, pais do Afonso Pedro 

27 julho 2015 
É com um misto de alegria e de tristeza que venho comunicar que o Nuno
entrou para o pré-escolar de São Francisco e que por isso o dia 10 de
Agosto, será o seu último dia na Aldeia da Pequenada.
Tristeza porque a Aldeia foi ao longo deste ano a 2ª casa do Nuno e o nosso porto seguro.
Quando os nossos Amigos Rui e Susana Pedro nos falaram da Aldeia, pensávamos que poderiam estar a exagerar, mas ao fim de um ano vemos que pelo contrário, ficaram até aquém porque pode-se conseguir explicar as condições físicas dos locais, mas não se consegue traduzir em palavras o
Amor e o carinho que as nossas crianças recebem diariamente.
O nosso Nuno entrou um bebé grande e saiu um pequeno homenzinho, cresceu muito quer na componente pedagógica quer na componente humana e isto tudo no espaço de apenas 1 ano, graças ao vosso trabalho e dedicação.
À Educadora Andreia e à Auxiliar Ângela, uma palavra especial, pois são dois casos claros de pessoas que estão na profissão certa.
O Amor, o carinho, a dedicação, mas também o respeito e a disciplina que dão ás nossas crianças são ímpares.
Acredito que durante pelo menos mais 1 ou 2 anos o Avô *Quim* ainda vai fingir que liga à Andreia para fazer o Nuno comer a sopa toda!
Mais uma vez Obrigado por tudo Aldeia, seremos (como todos os Pais que por aí passam) a vossa melhor publicidade.
Um adeus com carinho,
Isaura,Fernando, Catarina e Maria Madalena Gama, família do Nuno Gama

15 setembro 2014 
Olá. E...eis que chega finalmente a nova etapa da vida da Joana...e da mãe da Joana :) As despedidas geralmente são tristes, porém necessárias, então, sem tristeza mas de coração apertadinho...vamos guardar para sempre todas as recordações vividas convosco...maravilhosas recordações.. dos primeiros passinhos, das primeiras palavras, das primeiras brincadeiras...foram vocês quem nos ajudou a crescer! Durante estes 5 anos foram vocês a nossa segunda família e a nossa segunda casa...Foi convosco que contámos sempre... Levamos o coração cheio... de todo o carinho, amizade, ajuda, dedicação, confiança e esforço! Obrigada por tudo...obrigada pelas pessoas especiais que são...pelo trabalho que realizam e pelo amor que dedicam a quem vos rodeia...obrigada por estarem nas nossas vidas :) Consola-nos estarmos perto para quando a saudade apertar...voltarmos para a amenizá-la... Deixamos um beijinho enorme a todos vós (e já cheinho de saudades) de quem vos guarda e relembra com muito muito carinho!
Sandra Rodrigues & Joana Sousa

07 agosto - Até já 
Olá Boa tarde, A Joana está na recta final da sua "estadia" na Aldeia, sim "estadia" porque muitas vezes vocês foram a "casa" dela. Queremos agradecer a vossa paciência e a vossa compreensão nestes anos todos. Não gostamos de despedidas é claro!Por isso deixamos aqui um até já. E que continuem com essa dedicação. 
Vera e Nuno Baltazar, pais da Joana Baltazar

23 janeiro 2014 - E-mail de uma mãe feliz 
O Santiago, desde o nascimento, ficou sempre comigo em casa e com a minha sogra. Aos 3 anos decidimos que ele deveria ir para uma escolinha para ter mais amigos, mais regras e mais aprendizagens, mas a ideia de não o ter comigo durante o dia assustava-me.
Depois de algumas visitas a jardins de infância no Montijo escolhemos o vosso e em boa hora o fizemos! O Santiago foi sempre tratado como um pequeno rei, fez novos amigos e cresceu imenso, o que me deixou menos ansiosa e feliz por ele. Os caderinhos e os trabalhos que ele fez convosco estão para sempre guardados, para recordar estes dois anos que passou ai. Um bem hajam por tudo. 
Ana Ramires, mãe do Santiago Ramires 

elementos04
06 outubro 2013 - À direcção Aldeia da Pequenada, Creche e jardim de infância Lda
Exmo. Srs. na passada sexta-feira dia 4 de Outubro de 2013 recebemos a noticia que o Santiago tinha vaga numa creche do serviço público no montijo, por este motivo vimos por este meio informar que ele terá que entrar na nova realidade educativa já durante esta semana. Aproveitamos também para agradecer todo o AMOR , ATENÇÃO e PROFISSIONALISMO demonstrado a todo o momento e a toda a hora, sabemos que esta e uma situação que mais cedo ou mais tarde teria queacontecer pois eles não param de crescer, mas não queríamos deixar de vos deixar estas palavras.
Dina Alves e Ricardo Lourenço, pais do Santiago Lourenço
06 outubro 2013 - Mail de despedida da família Guerra
O Rafael esteve na vossa “família” durante 25 meses. Foram tempos de alegrias, brincadeiras, desenvolvimento e aquisição de novas capacidades. A vida é feita de escolhas e quando escolhemos a Aldeia da Pequenada para ajudar na formação do nosso filho, sabemos que fizemos a escolha certa. 
Encontrámos profissionais preocupados com o bem-estar das crianças, mas também com a compreensão dos pais em relação a determinadas opções e percursos que teríamos de escolher para o Rafael. Nunca nos arrependemos da escolha que fizemos e sempre nos sentimos como parte da vossa “família”. 
Queríamos assim agradecer a todos os que directa ou indirectamente ajudaram no percurso que o Rafael fez dentro da vossa instituição, mas não seria justo se não referi-se o nome de duas pessoas que terão sempre um cantinho especial para nós. A Andreia e a Nina. Foram incansáveis e dá para perceber que fazem o que gostam e fazem-no bem. Muito obrigado às duas. 
As despedidas são sempre difíceis, e o Rafael iniciará agora um novo percurso cheio de novos desafios, mas estamos nós certos que ele está bem preparado porque esteve junto dos melhores. Estejam também certos que ele aparecerá para umas visitas. 
Carla Ventura e Bruno Guerra, pais do Rafael Guerra 

Alguns dos momentos de sala, aqui testemunhados por alguns pais e ex-pais

Alguns dos momentos sobre a passagem de crianças pela Aldeia da Pequenada, aqui testemunhados por alguns pais e ex-pais

20 Novembro 2012 - Após uma ida ao Mercado pelas crianças do Jardim de Infância
Quase todos os dias olhamos um para o outro e comentamos que a Leonor está a crescer muito depressa. Fazemo-lo com um pouco de saudosismo, mas acima de tudo, fazemo-lo com o coração cheio por ver como a nossa menina se desenvolve de dia para dia. 
Esta semana, não sendo uma excepção, foi excepcional. Com o seu ar professoral a Leonor explicou-nos que o nosso planeta se chama Terra, é redondo e que visto do espaço é azul, verde e castanho. Os seus olhos brilhavam ao dizer: “Nem vão acreditar… quando a Terra se zanga “nasce” o vulcão e sai de lá de dentro a lava… e é tão, tão quente!”.  
Na mesma semana as gargalhadas não paravam quando relatava a ida ao mercado. O nome de cada banca, os produtos, a caminhada… o entusiasmo foi tanto que no sábado lá estávamos nós, tal qual turistas atrás de uma guia tagarela e muito conhecedora, entre legumes, frutas e peixe no Mercado Municipal. Ela também queria ter ido ver o vulcão mas não ficava a caminho…
É fantástico como aos 3 anos a nossa filha pode aprender como é o planeta visto de espaço e o mercado municipal visto por dentro e falar de todas estas experiências com a mesma naturalidade, entusiasmo e convicção.
Acreditamos no vosso projecto, no vosso trabalho e no empenho em criar estas pequenas criaturas curiosas que tanto amamos. Por isso serve esta mensagem para vos agradecer uma vez mais por fazermos parte da vossa Aldeia.
Sofia Silvestre e Luís Rato, pais da Leonor Silvestre

02 Setembro 2012 - Até já
Era uma vez, dois meninos, gémeos que acordavam cedo para estarem na sua "escolinha", onde iriam encontrar os amigos, pequenos e grandes, com quem foram criando um laço de amizade ao longo dos três anos em que estiveram lá... Esta foi uma bela história, que poderia ser No País do Faz de Conta. Digo isso porque, é bom saber que os nossos filhos gostam de estar num local onde os pais "os deixam" cedo e só os vão buscar ao fim da tarde. Mas melhor é saber que, além de gostarem, foram aprendendo ao longo das etapas. 
O dia 31 de Agosto, foi o mais difícil para nós, pais e acredito que para eles também. Foi como que cortar o cordão que nos ligava à Aldeia da Pequenada, apesar de terem sido só 3 anos, parece que foi muito mais que isso. Quero agradecer, a Toda a equipa, pelo carinho e dedicação que tiveram com o Pedro e Francisco. A atenção que tiveram, quando eles tiveram o pai ausente, fisicamente, durante alguns meses. 
Felicidades para a Aldeia da Pequenada, Muito obrigado
Andreia Baião e Célio Fernandes, pais da Francisco e do Pedro Fernandes

03 maio 2012 - Um mail de uma avó agradecida Quem vos envia uma mensagem é uma avó! Pela primeira vez, as minhas duas netas gémeas foram para o infantário... o ano anterior, passaram-no connosco, proporcionando-nos as maiores alegrias e um amor incondicional. Quando chegou a altura de irem para a "escolinha" a apreensão tomou conta de mim... E agora é com muito reconhecimento e satisfação que observo a evolução que têm tido e o amor que elas já vos dedicam... Por isso estou-vos muito grata e não me cansarei de elogiar a atenção e o carinho com que têm sido tratadas. Muito obrigada. 
Mariana S.Pinto, Avó das gémeas Maria Teresa e Mariana Victória
03 abril 2012 - Mail de felicitação pelos nossos 3 anos de existência
Gostaria de vos dar os parabéns pelos 3 anos de sucesso e bom desempenho da Aldeia. Gostaria também de vos agradecer todo o carinho e atenção que têm dedicado ao meu Afonso, também já com 3 anos (...) Como sabem a 1ªexperiência em colégio do Afonso foi muito curta, para além de doenças sucessivas, encontrava várias vezes o meu filho numa espreguiçadeira num canto da sala, longe de todos os brinquedos, o que me entristecia bastante, até que o resolvi tirar de lá rapidamente. 
Lembro-me depois de estar a pesquisar na net e, num fórum, encontrar uma referência à Aldeia da Pequenada. Visitei pessoalmente e, a partir desse momento, o Afonso teve o privilégio de ser um dos primeiros meninos a frequentar a Aldeia. A partir dessa altura começou a evoluir bastante, sendo que tendo as suas pequenas doenças, normais desta fase, nunca mais teve as crises de bronqueolite que tinha no primeiro colégio no Montijo. Por tudo isto, por todo o carinho, por toda a atenção e amor, um grande Muito Obrigada!
Ana Vieira, mãe do Afonso Gonçalves